A COR NO CAMPO MENTAL
Cromoterapia é a ciência do uso das vibrações das CORES como recurso de harmonização da saúde. A COR, com este fim, pode ser utilizada fisicamente, através de banhos de luz com lanternas coloridas, mentalmente, com a visualização das cores no campo mental ou no exterior, contemplando-se a cor por certo tempo e também, assimilando suas vibrações, através das roupas.
No entanto, para que a cor tenha um efetivo valor terapêutico é necessário que ela seja aplicada ou utilizada, após uma análise criteriosa dos desequilíbrios apresentados, sob o risco de seu uso indiscriminado agravar ainda mais o problema, como por exemplo, o uso do vermelho em pessoas que são hipertensas, pois esta cor tende a elevar a pressão arterial, ou o uso do azul em pessoas deprimidas, que induzirá a pessoa à apatia e excesso de sono.
Não somos imunes às CORES, consciente ou inconscientemente elas nos atingem e tem efeito sobre nosso sistema nervoso e comportamento, por esse motivo é possível utilizá-la de modo inteligente para equilibrar nossa energia física, mental e emocional.
Como terapeuta holística, escolhi usar a cor no CAMPO MENTAL para atingir todos os aspectos em desequilíbrio, através de exercícios de VISUALIZAÇÃO, da CONTEMPLAÇÃO da COR com círculos coloridos e também da CRIAÇÃO ARTÍSTICA.
O poder da cor no restabelecimento do equilíbrio da saúde é muito grande, sobretudo se o terapeuta conscientizar o paciente a respeito das questões que estão sendo trabalhadas com as cores e o contexto em que estão envolvidas, no seu caso específico. O envolvimento do paciente, através da compreensão, no seu processo de cura, torna-o ativo, potente, despertando sua capacidade natural de autocura e seu sistema imunológico.
A postura passiva, intolerante ou pessimista, ao contrário, acentua e estende os desequilíbrios, e apesar de compreensível em muitos casos, deve ser evitada a todo custo. E neste sentido, as cores podem ser grandes aliadas. Elas estimulam a alegria e o bom humor, recuperando uma importante conexão perdida: a criança que fomos um dia com sua pureza e inocência ... ao estabelecermos este vínculo, o amor reconstrói o que foi danificado e com ele a saúde nos recompensa com uma nova vida !
Sonia Medeiros Malabar